30 de outubro de 2021

5 filmes para assistir nesse Halloween

Hotel da Morte 2011 (The Innkeepers, 2011) 
De Ty West é um dos mais proeminentes diretores dessa geração, com clara inspiração e paixão pelos filmes da década de 80, com esse infeliz e obvio titulo nacional é filme que se passa em um hotel prestes a encerrar suas atividades. Hotel esse com fama de assombrado e um par de funcionários aficionados pelo sobrenatural que decidem usar o dia para uma ultima investigação, The Inkeepers é um slow burn que cativa e recompensa o espectador com o final obvio se acompanhou com atenção. Super recomendável, um perfeito filme de halloween


A Hora do Descarrego (The Cleansing Hour, 2019)

Ignore esse titulo nacional que só descobri agora escrevendo essa lista, titulo que remete a uma comedia pastelão estilo Todo Mundo em Pânico, esse filme é o oposto disso. Para mim esse filme foi o que chamo de a surpresa do ano mesmo tendo sido lançado em 2019. Foi um filme que descobri por acaso buscando algo diferenciado para assistir. Eis que me deparo com The Cleasing Hour, um desses filmes baseados em curtas da internet que servem de cartão de visita para o criador. Conta a historia de um falso padre que realiza falsos exorcismos na internet os “vendendo” como reais e assim monetizar através da audiência. Diferente de The Innkeepers esse vai direto ao ponto sem enrolar muito, bom gore bons efeitos e uma história diferenciada, se você pensar que no gênero exorcismo não há nada de novo a ser explorado.


 

 

I am a Ghost (2013) 

Esse filme é um espetáculo, nem sei como encontrei. Um filme de baixíssimo orçamento, $10.000 o que para as produções americanas é o equivalente de troco de pão. É um filme de fantasma contado no ponto de vista do fantasma, mas não pense em Sexto Sentido ou Os Outros onde o fantasma não sabe que é um. Tendo a narrativa visual quase teatral de passando em um único ambiente e com uma única atriz em tela contracenando apenas com a voz da médium contratada para exorcizar a casa e libertar esse espirito que acompanhamos no filme.  Alternando entre momentos onde é lembrada de que está morta e momentos onde segue o loop de ações cotidianas dela que antecederam sua morte você junto dela com ajuda dessa voz invisível descobrindo quem é e como chegou nesse momento  pós morte e conseguindo visualizar e entender melhor como são esses loop de que tanto se fala.


 

Os Portões do Inferno (The Devil’s Gate, 2017)

Quando decidi assistir esse filme esperava um guilty pleasure devido a sua sinopse e trailer de filme de horror genérico com fanáticos religiosos, olha, no fim foi como diz o meme: “vim buscar cobre e encontrei ouro”. Uma agente do FBI é designada para investigar o desaparecimento de uma mulher que tem como suspeito o marido um fanático religioso. Me recuso em falar mais para não estragar a experiência porquê o plot twist é realmente muito bom e bem construído. O sobrenatural do filme não tem a explicação que se espera e esse é o diferencial.


 


A Lenda de Candyman (Candyman, 2021)

Por ultimo e mais importante. Faz jus ao legado do original e ainda tem a sensibilidade de tempos difíceis e obscuros que vivemos onde a mensagem black lives matter é mais importante que nunca. Se tratando de um horror sobrenatural com um gore satisfatório para quem gosta com pitada de body horror trás consigo o peso da responsabilidade em maneira hora direta hora alegórica a abordagem desse tema tão poderoso que o Black Lives Matter. A historia do artista sem inspiração que retorna a suas raízes e vai além de redescobrindo sobre Candyman ele acaba por redescobri suas origens e seu papel. Um filme que choca encanta e se eu for mais longe posso dizer que educa também, sem nunca esquecer o horror que se espera de um filme de Candyman.